Falhas em datacenters ou em servidores acarretam perda de produção e, consequentemente, prejuízos financanceiros. Você, responsável pela operação, deve se previnir utilizando o serviço de alta disponibilidade da Smart Failover – um recurso avançado de alta disponibilidade que utiliza o protocolo DNS – para que seu site ou aplicação web permaneçam ativos e acessíveis a todo momento, sem que seus usuários percebam eventuais indisponibilidades.
Como isso é possivel?
Utilizando nossa plataforma de monitoramento 24×7, gerenciamos serviços HTTP, HTTPS, SMTP, ICMP, Ping ou TCP. Assim, o serviço de alta disponibilidade da Smart Failover detecta rapidamente falhas em seus servidores, datacenters ou links de telecomunicações, e automagicamente a forma de acesso é alterada para uma rota ou site alternativo, que esteja previamente preparado para suportar a operação. Garantindo alta disponibilidade de forma transparente para seus usuários.
Ao ajustar o tráfego para servidores ou links alternativos, você tem o poder e flexibilidade para maximizar o tempo online, de forma a evitar perda de receita. Isto é especialmente importante para serviços providos diretamente para o público alvo, como comércio eletrônico, autorizações de consultas, sistemas de ensino à distância, entre outros, permitindo os usuários utilizarem o sistema a qualquer momento.
Com a capacidade de alterar automagicamente o tráfego de acesso, os usuários de seus serviços web nunca vão tomar ciência de que ocorreu um problema, uma vez que seus serviços estarão sempre online.
Vantagens do Active Failover
A maioria das soluções de failover roda no ambiente dos servidores, portanto, se houver falha no datacenter ou no link, adivinha o que acontece?
Isso mesmo, sua solução de contingência também falha. Ao usar o Active Failover, você se livra destas preocupações.
Dispensa uso de hardware adicional – Nenhum equipamento adicional na infraestrutura é necessário, bastam pequenos ajustes de DNS.
Monitoramento 24×7 – Os servidores de monitoramento atuam sem interrupção, e de forma automatizada, provendo failover e failback em qualquer horário que a indisponibilidade ocorra.
Flexibilidade no monitoramento – O failover pode ocorrer com base em diversos critérios que podem ser adotados, como alteração na página, porta down, latência alta, etc.
Tranquilidade na recuperação de desastres – Problemas com links de telecomunicação, firewalls, e servidores de aplicação podem ser minimizados, tornando a recuperação urgente porém não crítica
Veja alguns cenários comuns de implementações
Ambiente com dois links de internet conectado a um firewall publicando serviços na web.
Ambiente com dois links de internet conectado a firewalls independentes na mesma estrutura física publicando serviços na web.
Ambiente com duas estruturas físicas que replicam informações entre elas e publicam serviços web.